O sábado, 24 de maio, foi marcado por tradição, habilidade e muita vibração em São Tiago (MG), durante a 8ª edição da Festa do Produtor Rural, que reuniu criadores, cavaleiros e iradores de cavalos em mais um tradicional Poeirão — um dos momentos mais aguardados da programação. 2l3b4u
O evento reuniu 110 cavalos e éguas, que encantaram o público com beleza, elegância e técnica nas apresentações de marcha. Participantes de diversas regiões de Minas Gerais estiveram presentes para competir e prestigiar o espetáculo, que, mais do que uma disputa, celebra a cultura do homem do campo e o amor pelos animais.
A competição envolveu categorias de marcha batida e marcha picada, com a presença de animais registrados e sem registro. Segundo um dos organizadores do evento, Onofre Morel, essa é justamente uma das características que tornam o Poeirão único:
“Há categoria de marcha batida e de marcha picada. Só que no Poeirão participam animais registrados e sem registro. A única diferença da Copa Nucave é que ela só aceita animais registrados, da raça Mangalarga.”
De forma bem-humorada, Morel também explicou a origem do nome do evento:
“É porque os animais levantam poeira e atraem a iração do público do evento.”
O Poeirão tem se consolidado como um momento de destaque na Festa do Produtor Rural de São Tiago, não apenas pela competitividade, mas por manter viva uma tradição que valoriza o cavalo de marcha, a conexão entre o campo e a cidade e o orgulho dos criadores mineiros. Além disso, o evento impulsiona a economia local, movimenta o turismo e reforça a importância do setor agropecuário para a identidade cultural da região.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Prefeitura de São Tiago