Representando o município de São Gotardo, a Coordenação de Vigilância em Saúde e enfermeiros da Atenção Primária marcaram presença no II Congresso Brasileiro de Defesa da Vacinação (II CBDV), realizado nos dias 7 e 8 de maio, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento é uma das principais iniciativas nacionais voltadas à valorização e ao fortalecimento das políticas públicas de imunização. 2v371
Organizado pelo Observatório de Políticas e Estratégias de Vigilância em Saúde (OPEVS/UFMG), com apoio do Ministério da Saúde, o congresso teve como tema central “A reconquista das altas coberturas vacinais” — um objetivo prioritário frente à queda nos índices de vacinação observada nos últimos anos no Brasil, especialmente após o impacto da pandemia de COVID-19 e a disseminação de desinformação.
Durante a programação, os participantes tiveram o a uma série de cursos pré-congresso, palestras técnicas e apresentações de trabalhos científicos. Os debates envolveram desde os desafios logísticos e comunicacionais para ampliar o o às vacinas, até as inovações tecnológicas no processo de imunização e vigilância em saúde.
A participação de São Gotardo no evento reforça o compromisso do município com a qualificação dos profissionais de saúde, a atualização de práticas e a ampliação da cobertura vacinal local, pilares essenciais para a proteção coletiva e para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciativas como essa também contribuem para o enfrentamento da hesitação vacinal, a retomada de campanhas públicas mais eficazes e a prevenção de surtos de doenças imunopreveníveis.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de São Gotardo